A contabilidade é uma ciência social que tem como âmbito o tratamento, a mensuração e a comunicação da informação financeira de uma empresa. Os contabilistas são, portanto, as pessoas que mais informações detêm sobre a sua empresa. Como é fácil deduzir, a importância e a influência dos contabilistas no desempenho das empresas tem aumentado à medida que a complexidade do mundo dos negócios também aumenta.
Sabia que a contabilidade tem raízes históricas com milhares de anos na Mesopotâmia? Uma história tão vasta como esta teve que ter um vasto leque de desenvolvimentos. Um destes desenvolvimentos foi, sem dúvida, o papel dos contabilistas e as suas competências. Se, antigamente, o papel dos contabilistas correspondia ao papel de meros escriturários, hoje em dia, as suas competências vão muito além de manter registos da actividade económica de uma empresa. Os contabilistas devem, além de registar os movimentos de uma empresa, produzir informação que possa servir, não só os sócios da empresa, como também os investidores externos, o Estado e os clientes, entre outros. Devem também ser responsáveis pelo planeamento e controlo das contas e, sempre que possam, dar o seu contributo para que os órgãos de gestão possam tomar as decisões mais adequadas para a empresa.
Se está à procura de um novo ou novos contabilistas, saiba que a certificação destes profissionais é uma condição indispensável para o exercício das suas funções. Em Portugal, existem duas categorias profissionais directamente relacionadas com a contabilidade: o Técnico Oficial de Contas e o Revisor Oficial de Contas. Ambos devem estar inscritos na respectiva Ordem profissional e, para serem acreditados para o exercício da sua profissão, devem ter formação superior e obter classificação positiva numa prova de acesso à Ordem. Estas condicionantes de acesso à profissão são um filtro que lhe garante que, seja qual for o profissional que estiver a colaborar consigo e com a sua empresa, estará dotado das capacidades técnicas necessárias que farão com que a única história que ele possa “contar” sobre a sua empresa seja uma história de sucesso e de lucros crescentes.
Lembre-se sempre que os bons contabilistas são aqueles que lhe contam a verdade, tal como fazem os bons amigos. Procure profissionais sérios, competentes e com uma deontologia profissional imaculada. Assim, assegurará que eles colocarão sempre os seus interesses e os da sua empresa em primeiro lugar.
Leave a Reply