shutterstock_273522035

Todos nós sabemos que qualquer empresa é obrigada a ter um Técnico Oficial de Contas (TOC) ou, como vulgarmente designamos, um contabilista. Mas será que também nós, enquanto cidadãos comuns particulares, precisamos de consultar um contabilista?

Obviamente que a resposta é afirmativa. Existem inúmeras situações em que o aconselhamento junto de um profissional da área da contabilidade é, de todo, imprescindível.

Deixamos-lhe aqui uma lista de funções e situações em que o recurso a um contabilista pode constituir uma enorme vantagem para qualquer um de nós.

  • Ainda que não seja sócio de uma empresa, poderá necessitar de auxílio no preenchimento de documentação comercial e fiscal de uso corrente, tais como recibos de trabalho independente, declarações anuais de IRS, etc.
  • Caso lhe sejam enviados documentos financeiros (recibos, facturas, extratos bancários, documentos fiscais, etc.) deverá mostrá-los a um contabilista da sua confiança, para que este verifique se a documentação emitida se encontra toda correcta e em conformidade com a lei, e para garantir que não é enganado.
  • O contabilista poderá ainda ajudá-lo a submeter determinados documentos ou peças, através de aplicações informáticas específicas ou através da internet. É o caso do que acontece, por exemplo, com o envio das declarações anuais de IRS na internet ou a candidatura a determinados subsídios ou apoios fiscais específicos.
  • Aliás, o contabilista é, sem sombra de dúvida, o melhor profissional para o informar e ajudar a elaborar projectos de investimento e a candidatar-se aos diversos apoios estatais actualmente concedidos.
  • Se pretende realizar um contrato específico, poderá consultar o seu advogado ou, caso prefira, consulte o seu contabilista, a fim de que este o informe quais são as obrigações fiscais que recaem sobre si, isto é, os impostos que está obrigado a pagar em virtude da transacção realizada.
  • Por fim, se possui alguma inabilidade motora ou alguma deficiência de outra ordem, informe-se junto do seu contabilista das eventuais vantagens fiscais que poderá obter, se requerer o estatuto de incapacidade permanente.
  • Ninguém melhor do que o contabilista para examinar a sua situação financeira e tributária, e avaliar se deve ou não iniciar os procedimentos conducentes à aquisição desse estatuto.

Estas são algumas das vantagens de consultar um contabilista, podendo ainda encontrar inúmeras outras vantagens na área financeira e tributária em que o contabilista lhe poderá ser útil.